Blog 9 maneiras para ser mais produtivo e parar de procrastinar

05 de abril de 2020
Todo mundo procrastina. Às vezes é divertido procrastinar. Às vezes, esperar até pouco antes do prazo final é muito motivador. E, às vezes, a procrastinação é necessária - como uma maneira de adiar uma tarefa temida até que nos sintamos mais enérgicos, preparados ou capazes de fazê-la.

Mais cedo ou mais tarde, a procrastinação crônica começará a prejudicar o desempenho no trabalho. Também afetará nosso humor e estado de espírito, gerando preocupação, medo ou estresse adicional. Talvez seja mais grave para as pessoas em uma posição de liderança, procrastinar pode fazer com que nossos colegas e funcionários sintam que estamos mantendo o progresso.

Se a procrastinação se tornou um problema para você - e você sabe quem você é -, existem 9 maneiras de mudar seu comportamento para que você possa ser mais produtivo. Um benefício adicional é que você se sentirá mais otimista, menos preocupado e estressado e mais confiante sobre sua reputação e eficácia.

1. Lista de Pendências
Faça uma lista com todas as pendências que na sua vida. Pendências da sua vida profissional e pessoal, guardar pendências na cabeça só faz drenar energia ao longo do seu dia, tentando lembrar de pequenas atividades ou problemas a serem realizados. Após fazer a lista, organize-a em ordem de prioridades e programe ao longo da semana para ir eliminando cada pendência. Caso surja uma nova pendência elimine no mesmo momento, caso não seja possível, anote na sua lista e defina a data e hora para ser eliminada.

Anote a tarefa que você está adiando. Isso traz o projeto à sua mente, para que você não possa ignorá-lo facilmente.

2. Cite seus sentimentos
Os psicólogos reconhecem que a procrastinação é uma reação emocional. Uma das três emoções principais está sempre conduzindo-a. O que está dirigindo o seu? É medo que você não faça o trabalho suficientemente bem e no prazo, por exemplo? É raiva, talvez porque você precise fazer algo que odeia ou se ressente? Ou é tristeza, porque você se sente inadequado ou inadequado para a tarefa, por exemplo? Vá fundo para identificar as emoções por trás de por que você está se arrastando.

3. Libere a emoção
Medo, raiva e tristeza são apenas sensações puras nos corpos que ficam presos. Se não são expressas de maneira construtiva e física, elas se acumulam dentro de nós como uma panela de pressão. Em um ambiente privado, faça tremores exagerados para se livrar do medo; soco um travesseiro ou pisa para liberar a raiva; ou assista a um filme que faça você chorar para se livrar da tristeza. Pode parecer bobagem, mas funciona.

4. Neutralize o pensamento destrutivo
Quando você pensa nessa tarefa, que pensamento negativo surge em sua cabeça? Encontre um antídoto para esse pensamento na forma de uma verdade que o contradiz. Por exemplo, se você pensa "Eu nunca poderei aprender tudo isso", você pode dizer para si mesmo: "Se outros puderem aprender isso, eu também posso".

5. Divida
Você imaginou a tarefa, lidou com o que o estava impedindo e corrigiu seu pensamento destrutivo. Agora, divida o grande trabalho em uma série de pequenas etapas factíveis, para que você possa se concentrar apenas em lidar com a próxima pequena tarefa. Planeje cada parte do projeto, incluindo detalhes como com quem você conversará e sobre o que fazer, onde e quando trabalhará e quanto tempo espera que cada etapa seja executada. (Isso evitará que você fique sobrecarregado, pois cada passo será possível.)

6. Elogie cada pequeno passo
Não espere até o final da tarefa para se congratular. Elogie-se por cada pequena vitória, recompensando-se por cada pequeno passo concluído. Fazer isso é muito motivador e também evita que o medo do fracasso entre no processo e sabote seus esforços.

7. Prepare-se para os obstáculos
Depois de dividir a tarefa em pedaços menores, antecipe barreiras que possam surgir ao longo do caminho. Por exemplo, como você lida com projetos com prazos mais curtos que chegam à sua mesa? Tenha uma tática pronta para seguir seu plano original.

8. Lute contra a resistência
É hora de dar o salto e enfrentar a tarefa que você está adiando. Ao fazê-lo, você provavelmente encontrará resistência na forma de desculpas, mau humor e desânimo. Tremer para expressar o medo. Diga para si mesmo: "Eu me sentirei melhor quando lidar com isso". Repita-o como um mantra até que o desejo de procrastinar passe.

9. Aproveite a vitória
Terminar uma tarefa assustadora é satisfatório. Lembre-se de que você se sentirá incrivelmente virtuoso quando a tarefa terminar de uma vez por todas. Realizar o que você está evitando simplificará sua vida profissional. Você se sentirá mais enérgico. Você vai dormir melhor à noite. Aprecie a sensação de sucesso.
 
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